Tanques de termoacumulação

Ao longo de 30 anos, centenas de obras de grande porte por todo o país foram concluídas com êxito, incluindo reservatórios atmosféricos conforme normas NBR 7821, API 650 e vasos de pressão conforme norma ASME VIII Div. 1. 

Os sistemas de termoacumulação, são especialmente indicados para shoppings, hipermercados, aeroportos, indústrias, hotéis, Centro de Convenções, Edifícios Comerciais, que necessitam de grande consumo de ar condicionado em momentos específicos.

Considerando-se que os equipamentos de refrigeração (chillers), em alguns casos não são aproveitados em horários fora do expediente de trabalho do empreendimento e considerando-se ainda a existência de eventual horário de ponta (maior custo de energia elétrica), o sistema de termoacumulação vem otimizar os equipamentos instalados, podendo diminuir o porte dos equipamentos e ainda viabilizar os custos de energia para conforto térmico em horários de ponta.

Vantagens na aplicação da Termoacumulação:

– Utilizar o equipamento de refrigeração (chiller) nos horários de ociosidade, termoacumulando água gelada que será utilizada nos horários de ponta (horário de maior custo de energia), ou ainda servindo como backup para eventuais paradas.

– Aumento da confiabilidade da operação do sistema de refrigeração;

– Possibilidade de redução da potência a ser instalada.

No gráfico acima é possível verificar que a carga térmica excedente gerada pelo Chiller em horários de baixo consumo é armazenada para posterior aproveitamento em horários de ponta.

Os tanques de termoacumulação são reservatórios metálicos para armazenamento de água gelada que trabalham junto ao sistema de refrigeração com a principal finalidade de aproveitar melhor a energia disponível durante o dia.Para minimizar a troca de calor com o ambiente externo, os tanques possuem isolamento térmico calculados conforme a necessidade e com acabamento conforme escolha do cliente.

A Fogliene tem engenharia para projetar e instalar sistemas de termoacumulação completa, considerando eficiência através de arvores exclusivas para distribuição do fluxo laminar, isolamento térmico adequado.

A automação / supervisão do sistema para maximizar o rendimento da operação também pode ser produzida pela Fogliene.

As diversas temperaturas ao longo do reservatório são monitoradas por sensores de temperatura distribuídos estrategicamente no costado.
Os níveis máximo e mínimo de água gelada são controlados por sensores de nível, instalados no topo do tanque.
A distribuição do fluxo de água é feita através das árvores de distribuição, que garantem baixa velocidade de entrada e saída sem causar turbilhonamento e também garantir os diferentes níveis de temperatura da água ao longo do reservatório.
O tanque é carregado e descarregado com água gelada em ciclo de operação com horários pré-definidos e é controlado por um sistema de válvulas, bombas e sensores.

Árvores de distribuição

Árvores de distribuição para escoamento laminar de água gelada no interior do Tanque de termoacumulação.
Evitam o turbilhonamento nas entradas e saídas de água dentro do tanque, garantindo assim os diferentes níveis de temperatura ao longo da altura do Tanque de termoacumulação.

Case de sucesso!

Um projeto gigantesco executado com maestria por nossa equipe, os tanques de termoacumulação da réplica do Templo de Salomão (IURD). Um lindo projeto arquitetônico situado no Brás na cidade de São Paulo.

Veja um trecho da matéria produzida pelo canal Templo de salomão (IURD).

Nossa equipe de engenharia está pronta para o auxilio em seu projeto! Solicite agora mesmo um orçamento!